CURITIBATIVA - UMA FÓRMULA DE SUCESSO!

terça-feira, 22 de novembro de 2011


Olá.
Mais uma vez em pauta para apresentar aos colegas o livro que elevou o Programa Curitibativa como referência nacional de atuação voltada para a saúde da população curitibana, e agora também como fundamento para o programa nacional de atenção à saúde e bem estar físico da população brasileira.
Ficamos felizes por ver reconhecido este trabalho de fôlego encabeçado pelos nossos colegas que compõe a equipe do Curitibativa na SMELJ, mas reconhecendo a importância dos profissionais envolvidos, em especial os que atuam nas Regionais e que fazem deste programa uma realidade.
O Livro que qualifica o programa está disponível para os que desejam efetivá-lo na sua vida profissional e de seus alunos.
Sintam-se à vontade para acessá-lo atrevs do link abaixo.
Um abraço a todos.

Mensagem do Prof. Dalton Grande:
Desta vez "SUCESSO TOTAL" vejam em anexo o LIVRO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE "AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADES DE PROGRAMAS DE ATIVIDADE FISICA NO BRASIL"

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: Profº Dalton Grande (Co-autor em 02 Capítulos importantes e mais citações em partes do texto do livro e bibliografia)

Profº Jose Carlos Cassou citações em partes do texto e bibliobrafia

Profª Rosemary Rachbach citações em partes do texto e bibliografia

Profº Silvano Kruchelski citações em partes do texto e bibliografia

ESTAMOS ANTENADOS E FAZENDO PARTE DA POLITICA PÚBLICA NACIONAL DE ATIVIDADE FISICA.

CURITIBA SERVE MAIS UMA VEZ COMO EXEMPLO PARA O PAIS COM OS DESTAQUES APONTADOS.

PARABENS A TODOS, ESTAMOS EXTREMANENTE ORGULHOSOS!A SMELJ, O DEPARTAMENTO DE LAZER E ATIVIDADE FISICA EO CENTRO DE REFERENCIA QUALIDADE DE VIDA E MOVIMENTO

TEM MAIS UMA VEZ A PROJEÇÃO E O DESTAQUE NACIONAL QUE MERECEM !


http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/avaliacao_efetividade_progr_at_fisica_brasil.pdf


► Leia mais...

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

































DEPARTAMENTO DE INCENTIVO APROXIMA-SE DO FECHAMENTO DA PROPOSTA PARA O NOVO PASE 2012.

Reunidos no centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, o departamento de Lazer esteve reunido em avaliação da proposta para implantação de um modelo único em todos os Centros de Esporte e Lazer de Curitiba (CELs), a partir do ano de 2012 - do Programa PASE (Atendimento sócio esportivo).
Este estude vem acontecendo de forma sistemática ao longo deste ano de 2011 e chega neste momento ao seu final.
Sabe-se que final não existe quando os projetos são dinâmicos e envolvem clientes de diferentes regiões da cidade, mas servem como norte para as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano, bem como, direcionam para uma atuação uniforme nos procedimentos e métodos a serem aplicados.
Sabe-se que este projeto é muito importante no que diz respeito ao projeto maior: Curitiba Olímpica, uma vez que é o braço de entrada para este que poderá se tornar o maior Programa esportivo da nossa cidade.
Boa a iniciativa de reordenar a política de aplicação deste veículo importante para a sociedade que é o PASE, ao mesmo tempo em que estabelece norma de conduta e possibilita a inserção de um número maior de participantes com a perspectiva de desenvolvimento técnico e de crescimento no esporte.
Parabéns a todos os colegas que se envolveram no projeto e aos demais que poderão ter em mãos um instrumento importante de desenvolvimento esportivo nos CELs regionais.
Como se sabe, o PASE é a porta de entrada para o Curitiba Olímpica, projeto que permitirá aos atletas da cidade alcançarem os níveis de competição que os possibilitem sonhar com as Olimpíadas de 2016.
Vamos em frente e sucesso para todos.
► Leia mais...

CORREÇÃO À TEMPO, E JUSTA.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011





























Curitibativa recebe o Diploma de reconhecimento nacional pelo seu trabalho.
Entregue de forma estranha, e recebido pela Secretaria Municipal da Saúde, o mesmo foi repassado a quem de direito.
O Prêmio de reconhecimento nacional pelo programa de governo Curitibativa é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido de forma bem sucedida em Curitiba.
O premio, reflete neste momento, uma homenagem que se extende a todos os profissionais de Educação Física, que ao longo dos anos preocuparam-se em oferecer aos cidadãos curitibanos, alternativas viáveis e confiáveis para, através da atividade física, do movimento e do lazer, melhorarem considerávelmente o seu bem estar e a condição física.
Este programa, iniciado nos anos setenta com as mais diversas formas de movimento, tomou corpo através de experimentos, avaliações, seminários, confecção e difusão de folders e ações junto à comunidade, tornando-o hoje, um exemplo a ser seguido na busca da preservação da saúde e na melhoria das condições físicas da família brasileira.
Parabéns a todos os professores que atuam com o programa em suas regionais, já que são eles que fazem do Curitibativa um programa reconhecida nacionalmente, premiado e vitorioso.
Aos colegas do Centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento, neste momento representando a todos os colegas da Educação Física de Curitiba, parabéns merecidos e a certeza de que este premio servirá de estímulo para novas ações que estão no forno.
Aos Diretores da SMELJ Curitiba, obrigado pela confiança e pela forma gentil com que se preocuparam e dar o devido tratamento e valor para a homenagem e reconhecimento que muito envaidecem o corpo de profissionais da Educação Física de Curitiba.
Um grande abraço a todos.

Curitibativem-se todos.
► Leia mais...

CURITIBATIVA É PREMIADA NACIONALMENTE

sexta-feira, 4 de novembro de 2011






Academias ao ar livre

Ministério da Saúde faz do CuritibAtiva projeto nacional.

As secretarias municipais da Saúde e do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba foram premiadas pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (3), em Brasília. O motivo foi a contribuição dada pelo programa intersetorial CuritibAtiva, responsável pelas 70 academias ao ar livre espalhadas pela cidade, para a concepção do programa nacional Academia da Saúde, lançado em 7 abril, Dia Mundial da Saúde.

A homenagem foi entregue pelo ministro Alexandre Padilha à secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, durante a XI Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). Também foram homenageados os representantes de Recife, Aracaju, Belo Horizonte e Vitória, capitais que mantêm estratégias inspiradoras do novo programa federal.

Criado em 1998, o CuritibAtiva desenvolve aulas de práticas corporais orientadas, intervenções pedagógicas, avaliação e prescrição de atividades físicas para adultos e adolescentes acima de 16 anos. Até agosto deste ano, o programa contabilizou mais de 71 mil participações nas aulas e atividades de orientação sobre a prática de atividades físicas e saudáveis.

Academias ao Ar Livre – Coordenado pelo programa CuritiAtiva e parte de um grande e amplo projeto para estimular a prática de atividades físicas em Curitiba, as academias ao ar livre começaram a ser implantadas no município em 2010.

“O desenvolvimento de Curitiba está ligado diretamente a qualidade de vida de seus moradores. Com as academias ao ar livre, estimulamos a prática de atividades física, que melhora a auto-estima, reduz a pressão alta e fortalece a musculatura”, disse o secretario municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

Os equipamentos não têm peso e usam apenas a força do próprio corpo para exercícios de musculação e alongamento. Além de melhorar a condição física e qualidade de vida da população, os equipamentos também ajudam na prevenção de doenças.

A utilização das academias ao ar livre é indicada principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa. Para sua utilização correta, basta seguir as instruções básicas afixadas em um painel próximo.

Trabalho conjunto - Além da oferta de equipamentos e programas para atividade física desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a Prefeitura de Curitiba tem desenvolvido um trabalho com ênfase na alimentação equilibrada e na reeducação alimentar. As ações, orientadas pelo Ministério e pela Secretaria Municipal da Saúde são essenciais à prevenção e ao controle de doenças crônicas como diabete e hipertensão arterial.

“A meta é que, cuidando da própria saúde com a ajuda de hábitos como exercitar-se, comer bem, não fumar e ter lazer, as pessoas tenham mais qualidade de vida e dependam menos de consultas médicas, exames e medicamentos”, afirma a secretária da Saúde Eliane Chomatas.

Para promover saúde e prevenir doenças crônicas, a secretaria da Saúde de Curitiba conta ainda com 29 Núcleos de Apoio em Atenção Primária à Saúde (Naaps), formados por professores de educação física, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e fisioterapeutas.

São as equipes que cuidam e ajudam as pessoas a entender e praticar a saúde integral. Esses profissionais atuam nos grupos e reeducação alimentar, a partir de cada unidade de saúde, para adultos, crianças e idosos; grupos de atividade física. Também, a partir das Unidades de Saúde, os interessados podem praticar atividades físicas nos Espaços Saúde disponíveis.

► Leia mais...