Olá.
Mais uma vez o programa Curitibativa, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude - de Curitiba esteve presente em uma ação de grande impacto social e em colaboração com o Estado do Paraná.
O lançamento da Campanha CONTE ATÉ 10, da Secretaria de Estado da Justiça do Estado do Paraná, que aconteceu neste sábado 24 de novembro, na Prisão Central do Estado - Piraquara, recebeu e ofertou aos presos, agentes penitenciários e familiares dos presos, diversas ações sociais nos moldes de Mutirão da Cidadania.
Nesta oportunidade, na presença de autoridades e responsáveis pelo processo de humanização e ressocialização dos encarcerados no Paraná, tais como o Ministério Público, a Defensoria do Estado do Paraná, a Polícia Militar do Estado do Paraná, instituições públicas, além de instituições de apoio como ONGs, Prefeitura de Curitiba, secretarias de estado, inúmeras ações complementares de saúde foram oferecidas e entre elas o Curitibativação, onde pudemos avaliar as condições físicas dos presos, familiares destes e de uma maneira geral à todos que nos procuraram para conhecer um pouco mais da sua saúde física.
Ficamos felizes com o que vimos e registramos.
Notamos a preocupação em permitir que o retorno dos encarcerados para a sociedade aconteça com condições de enfrentarem este processo com instrumentos que lhes permitam serem úteis a si e suas famílias. Vi o esforço de muitas autoridades para que o tratamento seja o mais humano possível e o respeito ao cidadão se faça presente a todo momento. Vi agentes penitenciários convivendo com harmonia junto aos presos, que ao menos na Colônia Penal Agrícola do Estado, aproveitaram as oportunidades que o Estado oferece e estão estudando, aprendendo ofícios, arte, esporte e com isso, quem sabe, adquirindo instrumentos que lhes permitam serem recebidos na sociedade em condições de que não venham transgredir a Lei outra vez.
Da nossa parte, passamos um dia diferente ofertando ações e propostas de atividades físicas numa comunidade que privada da liberdade pode receber instruções para a ocupação do tempo livre (lá eles trabalham em diversas frentes de ocupações) com metas que lhes proporcionem qualidade física, principalmente no que diz respeito à redução do peso.
Assim, o Programa Curitibativa alcança, mais uma vez, reconhecimento, abrangência e respeito da comunidade e é citado como exemplo a ser seguido enquanto proposta de conteúdo para a mudança de comportamento com relação à prática de atividades físicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.
Senhora Secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Paraná, nós é que nos sentimos privilegiados pelo convite e apresentamos o nosso trabalho com muita alegria e satisfação.
O Departamento de Lazer e Atividades Física sentiu-se feliz em participar do evento e ajudar a difundir propostas de solidariedade, paciência e fraternidade, evitando assim que aqueles que se encontrem em momentos de grande pressão emocional, possam, através do controle de suas emoções e dos seus instintos, evitarem as transgressões e ações que lhes tragam arrependimento no futuro.
CONTEMOS TODOS ATÉ 10, é o tempo suficiente para que controlemos nossos instintos e possamos assim repensar as atitudes a serem tomadas.
Paz e Bem para todos.
Nosso local de trabalho
Associação Esportiva na Colônia Penal Agrícola do Paraná
Encarcerados
Equipes de apoio na Ação Social
Secretária da Justiça do Estado do Paraná
Presença de convidados e parentes de presos
Curitibativação
Cerimonial de abertura do evento
Atividades de recreação e lazer
Encarcerados acompanham o evento com atenção
Este evento contou com a presença dos Professores Carlos Alberto Ghesti, Coordenador do Programa Curitibativa da Prefeitura de Curitiba e do Professor André Snege - Curitibativa, ambos do Centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba.
Imagens amadoras de Carlos A Ghesti.