PEDALA CURITIBA RETOMA AS ATIVIDADES NESTA TERÇA.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013




Projeto Pedala Curitiba será retomado nesta Terça-feira


O projeto Pedala Curitiba faz a sua primeira incursão pela cidade em 2013 na próxima terça-feira (26). E para esta temporada estão programadas novidades. Com a política de descentralização de eventos adotada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), o Pedala Curitiba vai ser realizado em dois dias da semana – às terças e quintas-feiras – e em dois locais distintos.
A tradicional concentração de ciclistas na Praça Garibaldi (Largo da Ordem), às terças feiras à noite, está mantida e, inclusive, será o pontapé inicial do projeto 2013. A novidade é a inclusão no circuito do bairro Tatuquara, com a concentração de ciclistas marcada para o Centro de Esporte e Lazer Santa Rita, às quintas-feiras.

De acordo com o diretor do Departamento de Lazer da Smelj, Fabiano Brusamolin, a ampliação do projeto é reflexo dessa nova mentalidade de levar a prática de esporte às regiões periféricas. “Estamos implantando a política de descentralização das nossas atividades. O Tatuquara foi escolhido por ser uma região onde não ocorrem muitas atividades voltadas ao esporte”, afirmou o diretor.
A inclusão do Tatuquara é o primeiro passo deste novo projeto. A intenção é levar o Pedala Curitiba para todas as regionais de Curitiba e assim colocar à disposição do ciclista um novo circuito a cada dia da semana.
Circuitos
Na terça feira (26), a concentração de ciclistas será na Praça Garibaldi a partir das 19h45, com saída programada para às 20h15. Esses horários serão mantidos para as outras concentrações.
Para participar do projeto, é necessário ter no mínimo 15 anos e há obrigatoriedade do uso de capacete. Quem não tiver o equipamento de segurança pode emprestá-lo mediante a apresentação de documento de identidade junto aos organizadores. A cada etapa busca-se um novo circuito ciclístico com distância estimada entre 15 e 17 quilômetros.
O Pedala Curitiba acontece desde 2008 sob coordenação da Smelj. No ano passado, mais de 250 ciclistas, em média, participaram de cada etapa do projeto.
Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Lazer no telefone: 3350-3743.
 
Objetivos do Pedala Curitiba
• Oportunizar a prática do ciclismo com infra-estrutura e segurança aos participantes.
• Ofertar opção diversificada de lazer gratuito.
• Promover o ciclismo como atividade promotora de saúde, evitando o sedentarismo.
• Estimular o uso da bicicleta de maneira segura, como forma de transporte não poluente.
• Estimular hábitos saudáveis, como meio de prevenção às doenças associadas ao sedentarismo, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, obesidade, entre outros.
► Leia mais...

Academia ao Ar Livre registram aumento da frequencia

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013



Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

Procura por academias ao ar livre aumenta com o fim das férias

Com o término do período das férias escolares e retorno das pessoas à rotina diária, o uso das academias ao ar livre aumenta. Em toda a cidade, são 125 academias espalhadas pelas nove regionais da cidade.
 O acompanhamento de frequência realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Smelj) mostra que o número de usuários desse equipamento cresce nesta época do ano. Em janeiro do ano passado, 260 mil pessoas utilizaram os equipamentos instalados nas praças, centros de esporte e lazer e parques da capital. Nos demais meses, a média de utilização foi de 322 mil pessoas.
Praticar atividades nas academias ao ar livre é recomendado para maiores de 12 anos, mas qualquer pessoa pode e deve se exercitar. O programa das academias, no entanto, foi desenvolvido com atenção especial ao usuário com mais de 60 anos.
De acordo com o coordenador do Programa Curitibativa onde a Academiação está inserido, professor Carlos Alberto Ghesti, do Centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento da Smelj, a prática regular de exercícios nas academias promove aos frequentadores uma série de benefícios, como o aumento do gasto calórico, a diminuição do nível de colesterol, triglicerídeos e atua reduzindo os problemas causados por doenças metabólicas. Os exercícios servem, ainda, para fortalecer, alongar e relaxar a maioria dos músculos do corpo promovendo maior agilidade e flexibilidade.
Segundo o professor, outro grande benefício proporcionado pelas academias ao ar livre diz respeito ao convívio social. “A atividade física realizada em espaços onde as pessoas podem se encontrar sem formalidades melhora o convívio social, a auto-estima, a redução do estresse, da ansiedade, ajudando também no tratamento da depressão”, explicou Ghesti.
Procura
Os aparelhos das academias foram projetados para utilizar o peso e a força do próprio usuário para movimentá-los, garantindo mais saúde sem exigir grande esforço. Nesses espaços públicos constam painéis ilustrativos que explicam como os exercícios devem ser realizados em cada equipamento.
Não é possível ter um professor de educação física em cada uma das 125 academias ao ar livre durante 24 horas por dia. Mas em caso de dúvidas, os usuários podem consultar um profissional da Smelj que fica à disposição em horários e locais pré-determinadas, devidamente comunicados ao público. Esse suporte ao frequentador faz parte do projeto Academiação e, segundo o coordenador Carlos Ghesti, a intenção é intensificar a rotina de atendimentos neste ano.
Em Curitiba, o projeto das Academias ao Ar Livre teve início com a inauguração do primeiro equipamento em janeiro de 2009. Foi no Parque Barigui. Atualmente as unidades do Parque Barigui e do Passeio Público são as mais procuradas pela população. Tem fluxo mensal estimado entre 8,5 e 12 mil pessoas.

Números de academias ao ar livre em Curitiba: 125

Regional Bairro Novo – 13
Regional Boa Vista – 17
Regional Boqueirão- 12
Regional Cajuru – 17
Regional CIC -14
Regional Matriz – 13
Regional Pinheirinho – 10
Regional Portão – 20
Regional Santa Felicidade – 9
Os 125 pontos podem ser visualizados no endereço: http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/academia-ao-ar-livre-smelj-secretaria-municipal-do-esporte-lazer-e-juventude/144

Materia publicada no site da Prefeitura de Curitiba sob a responsabilidade da SMCS
► Leia mais...

CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA SMELJ - 2013

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


Funcionários da secretaria do Esporte, Lazer e Juventude participam de curso de capacitação para 2013.


A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) iniciou na manhã desta terça-feira (5) um curso de capacitação para servidores, no salão de Atos do Centro de Capacitação Permanente do Parque Barigui.
Participaram da abertura do curso 161 funcionários, entre professores de educação física e servidores da Smelj. O secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior, aproveitou sua apresentação para fazer um balanço do primeiro mês à frente da secretaria e dos desafios que vai enfrentar para implantar o planejamento traçado para os quatro anos de gestão. Ele criticou a situação de algumas unidades pertencentes à Smelj que apresentam problemas deixados pela gestão anterior. É o caso do Centro da Juventude Eucaliptos, do Complexo Poliesportivo do Xaxim e do Centro da Juventude Audi/União, que estão com problemas estruturais e obras não concluídas. Revelou também dívidas da Smelj referentes a despesas de 2012, cujos valores não foram empenhados no orçamento deste ano.
Apesar das dificuldades encontradas, o secretário destacou a necessidade de valorização dos funcionários, que são os responsáveis pelo atendimento da Smelj.
Durante a cerimônia de abertura do curso, foram apresentados os diretores designados para os três principais segmentos da Smelj: Newton Zanon para o departamento de esporte; Fabiano Brusamolin, do departamento de lazer, e Antônio Cândido de Medeiros Junior, do departamento de incentivo ao esporte.
O Curso de Capacitação continua até quinta-feira (7), com a realização de palestras e oficinas. 
Destaca-se nesta capacitação o esforço despedido por todos os professores e funcionários da Smelj que realizam os trabalhos em três turnos, além dos conferencistas convidados que emprestam seus conhecimentos sem ônus para o município.
► Leia mais...

Nova rota de lazer unirá parques da cidade

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013




                Novo circutio ciclístico de Curitiba.   
   




O pré-projeto do novo circuito ciclístico de lazer de Curitiba foi definido na quinta-feira (31) na sede do Ippuc, por equipes da prefeitura. A nova rota, com aproximadamente um quilômetro de extensão, vai ligar a Praça 19 de dezembro (Centro) à Praça Nossa Senhora da Salete (Centro Cívico), através de uma das vias da Avenida Cândido de Abreu.  A rota da Avenida Cândido de Abreu deve ser implantada até 29 de março, aniversário de Curitiba, e é o primeiro passo para a criação do Circuito Ciclístico de Lazer, bem mais amplo

O trajeto permanecerá somente aos domingos e, diferentemente do projeto atual, não contará com faixa vermelha pintada no asfalto, delimitando o uso. O novo circuito vai substituir o projeto Ciclofaixas de Lazer que terá sua última edição no próximo domingo (3). “O local do novo circuito e o prazo para implantação foram definidos, mas os detalhes do projeto, como os bloqueios de ruas e toda a parte operacional, ainda serão resolvidos, pois o projeto conta com o envolvimento de outras secretarias”, afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior. Também estão envolvidos na execução do projeto a Setran (Trânsito), Smop (Obras Públicas), Ippuc e Urbs.

Segundo o secretário, o novo projeto sinaliza a vontade política da atual administração de promover a utilização da bicicleta como alternativa de transporte em Curitiba. “Queremos incentivar a prática do ciclismo por parte das famílias em um local que vai integrar a região do São Lourenço e Museu Oscar Niemeyer com a região do Passeio Público. São áreas de intenso tráfego de automóveis e ônibus que passam a ser ocupadas pelas bicicletas. É emblemático e vai trazer um ganho educacional para os usuários”, explicou Dutra Júnior.

A rota no Centro Cívico também apresenta ganho em relação ao trajeto atual das ciclofaixas porque vai ligar dois pontos atrativos à população: o Passeio Público e o Parque São Lourenço. “Uma das reclamações dos usuários e motivo da pouca utilização das ciclofaixas de lazer era não unir pontos de interesse”, afirmou o secretário.

O Circuito Ciclístico de Lazer será bem mais amplo. A rota Cândido de Abreu é apenas o pontapé inicial do projeto, conforme explica Dutra Júnior. “O grande usuário da bicicleta mora nos bairros periféricos e sabemos disso. Essa rota no Centro Cívico representa apenas o início do projeto. Vamos levar a ideia para os bairros de Curitiba”.
► Leia mais...