Olá.
Bom dia de feriadão para todos.
Aconteceu ontem na Boca Maldita de Curitiba, Av. Luiz Xavier, mais um Dia do Desafio pela atividade física, desta feita, contra a cidade de Porto Alegre (RS).
Este tipo de evento busca motivar as pessoas para a prática de atividades físicas e para tanto, promove ações em todos os pontos da cidade convidando as pessoas para que se movimentem e pratiquem algum tipo de atividade física.
Estas participações são monitoradas e os números repassados por telefone para uma central de computação, que ao final do dia, mostrará o resultado em número de pessoas que se movimentaram e participaram do dia do Desafio.
O Programa Curitibativa, da Prefeitura de Curitiba, conduzido pelo Centro de Referencia Qualidade de Vida e Movimento, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, também esteve presente, e nesta oportunidade inovou montando dois pontos de atendimento: um com a Orientação para a Prática de Atividades Físicas todos os dias e outro com Avaliação e Prescrição de Atividades Físicas.
São ações que se desenvolvem no CRQVM permanentemente e que nesta oportunidade puderam vê-la multiplicada pelo grande número de parceiros que se envolveram no Dia do Desafio. O SESC esteve à frente da promoção e de modo parceiro, como acontece em todos os anos, a Prefeitura Municipal de Curitiba disponibilizou e mobilizou-se para dar suporte e participar ativamente deste evento.
Da nossa parte, o CRQVM em sua ações ficou bastante satisfeito uma vez que pode atender com qualidade a todos os populares que nos procuraram e ficamos muito felizes com o resultado.
Para que possam entender como a ação se desenvolve: o CURITIBATIVA disponibiliza barracas nas quais são afixados Banners alusivos à Avaliação Física; Qualidade de Vida através da Caminhada; atenção contra a Obesidade; chama a atenção para a necessidade do Alongamento e faz referência ao Índice de Massa Muscular (obtido através do peso e da altura) onde a pessoa se auto-avalia e em necessitando de auxilio, recebe de imediato uma avaliação pormenorizada e a indicação da atividade mais adequada para iniciar o processo de pratica de atividades físicas em caráter permanente.
Uma vez cumprida esta tarefa, o CRQVM voltará a contatar estas pessoas, desta vez por telefone, para saber se a orientação prestada surtiu efeito e se a pessoa está se movimentando como lhe foi proposto. Em caso afirmativo, dúvidas são sanadas e um reforço na orientação é feito de imediato.
São atendidas de forma prioritária aquelas pessoas que desejam iniciar uma prática de atividades físicas por serem sedentários (Curitiba apresenta índice de sedentarismo na ordem de 67% da população), mas aqueles que praticam atividades físicas e querem avaliar seu desempenho, ou mesmo uma orientação já que o fazem por conta própria, os nossos professores os atendem e prestam atendimento para que conduzam a atividade física da melhor forma possível.
Jovens, adultos e idosos procuram nossos serviços e recebem a orientação para que através da atividade física, contínua e moderada possam prolongar a vida com qualidade e felizes.
Vejam alguma fotos do nosso equipamento.
Fotos by Ghesti
Equipe de Orientação para a atividade física.
Professores da SMELJ e SESC.
A Avaliação começa a partir do interesse do usuário.
Uma vez feitas as medidas, passamos à orientar.
Visitas de colegas de Instituições de Ensino Superior são frequentes.
Jovens buscam aprimoramento nas suas atividades.
Idosos buscam maneiras de manter-se mais ativos com qualidade de vida.
Quem precisa sair da inatividade recebe orientações e folders que os ajudarão a manter-se ativos.
Comente